logo

Como foi a reação dos colaboradores na transição para o home office? Quais foram as dificuldades na implantação do home office?

ZEISS Vision Care do Brasil -

Tivemos uma boa receptividade dos colaboradores quanto as ações adotadas e mesmo não sendo uma prática natural, acreditamos que a adaptação foi rápida. Possibilitamos que aqueles que não tinham notebook levassem seus desktops e para quem tivesse interesse, também podia levar sua cadeira de trabalho. Além disso, temos trabalhado com diversas comunicações de apoio, tais como: manual home office, dicas para motivação da equipe de forma virtual, manual de saúde das relações e dicas de saúde mental em tempos de distanciamento social.

Industria Química Anastacio SA -

Reação foi colaborativa da equipe, mesmo com dúvidas e aprendizados junto com a liderança e suporte de TI e RH. O desafio/dificuldade foi adaptação de fluxos de documentos, mas houve uma facilidade quanto à plataforma já utilizada e implementada via Teams - Microsoft para comunicação e reuniões por vídeo conferência e liberação de acesso à rede.

ImpulseUP -

No início algumas pessoas demoraram mais para aderir, mesmo tendo a recomendação da gestão. Após um período todo mundo aderiu.

It’sSeg Corretora de Seguros -

Tranquila em 1 semana todos adptados.

Telesul -

Infraestrutura, como por exemplo internet de boa qualidade e equipamentos (notebook para todos).

UniVS -

No primeiro momento percebeu dificuldades tecnológicas por parte de alguns , especialmente com ferramentas como hang out, canvas e runnit e trello . A partir do diagnóstico quando a empresa fez seu plano de contingência em Março dia 05/03 prevendo a possibilidade deste modelos fez um plano com cronograma para treinar todos envolvidos no uso das ferramentas e semanalmente temos treinamentos em aspectos específicos via videoconferência, automação de vários processos presenciais

UMICORE -

Foi tranquilo, a área de TI liberou os equipamentos para quem não tinha Notebook corporativo, todos foram se adaptando aos poucos e hoje, após quase 40 dias de H.Office, a grande maioria prefere trabalhar nesse modelo, pois não pegam transito, podem dormir um pouco mais e acompanham a rotina dos filhos com mais proximidade. A única adaptação maior, para alguns, foi achar uma forma para manter a mesma disciplina e concentração.

Operand -

Foram poucas dificuldades. Acredito que por ser uma empresa de tecnologia muitos já tinham inclusive a vontade de trabalhar remotamente. Desta maneira a equipe se adaptou de maneira positiva a nova rotina em pouco tempo.

Atena Marketing -

Estrutura de cada colaborador. Vimos cada caso individualmente, prestando suporte para os casos que precisavam de mais atenção. Mantivemos auxílio transporte como forma de auxiliar em despesas domésticas.

EPPO Cidades Inteligentes -

Não tivemos dificuldade em fazer a transição do administrativo para home office, todos aceitaram muito bem, embora estejam sentindo muita falta do calor humano, para minimizar essa falta, propusemos reuniões de descompressão online para os times e mantemos as agendas de reuniões e treinamentos online.

Baião, Luquini e Taveiros Advogados -

Foi até bem tranquila, pois já era algo bem desejado entre alguns colaboradores. Mas fizemos o processo de maneira segmentada, antes mesmo de ser declarada a quarenta total. Dessa forma mapeamos, por equipe, quais eram as possibilidades em termos de estrutura para que o trabalho fosse realizado em home office e, é claro, levantamos os casos das pessoas que seriam prioridade por estarem no grupo de risco. Feito assim, preparamos uma cartilha de home office e um documento explicando que tais medidas estavam sendo adotadas em virtude das orientações governamentais e visando a segurança e bem estar de nossos colaboradores. Nossa equipe do TI trabalhou de forma árdua e criou acessos que foram encaminhados aos colaboradores para que fossem instaladas as ferramentas que permitiriam o acesso remoto. Obviamente, esbarramos em conexões lentas, incompatibilidades de programas, excesso de confiança, falta de atenção ler as instruções e por aí vai. Mas fizemos uma implantação rápida e eficaz, onde

SUEZ -

Foi tranquila, tivemos pouquíssima necessidade de adequação

Metadados Assessoria e Sistemas -

Nossa transição foi fácil, porque a empresa já possuía estrutura para viabilizar a transição em termos de sistemas e equipamentos.Foi criada uma força tarefa com a equipe de TI para atender alguma dificuldade/configuração para o colaborador. Gradativamente os times foram se organizando e em 3 dias todos os colaboradores estavam em casa.

Assecont Serviços Contábeis Ltda -

Tivemos que adaptar nosso trabalho, onde o transporte da empresa passou de pessoas para coleta e entrega de documentos. O contato com o cliente passou a ser diretamente no celular do funcionário e entendemos que nessa transição houve resistência, alguns funcionários tiveram dificuldade com a conexão, a adaptação das pessoas em conferir na tela e não mais no documento impresso.

Macro Plataforma -

Comunicação, alinhamento de prioridades entre as áreas, além disto ter a infraestrutura necessária para conseguir trabalhar (VPN/sistema com instabilidade, internet instável e ambiente propício em casa para trabalhar)

eSapiens Tecnologia -

A grande maioria dos nossos colaboradores já tinham alguma vivência em trabalhar remotamente, pois temos (ou tínhamos) a política de trabalho home office uma vez por semana. No entanto essa realidade ficou bastante diferente com o trabalho full home office. Sentimos que a grande dificuldade não foi em relação ao home office em si, mas ao isolamento social causado pela pandemia. No entanto, para proporcionar um trabalho adequado, a empresa disponibilizou todos os equipamentos que o pessoal utilizava na empresa para que levassem para suas casas, inclusive a cadeira. No geral essa transição acabou sendo tranquila, mas ainda há adaptações e melhorias sendo realizadas.

MDIASBRANCO -

Maior dificuldade foi a tecnologia, pois como a empresa não tinha Home Office.

eSapiens Tecnologia -

Na verdade o grande problema não foi o home office, mas o isolamento social. Em relação ao home office o maior desafio em auxiliar e proporcionar uma infraestrutura adequada para todos conseguirem trabalhar.

Magazine Luiza -

De forma geral a reação foi positiva. Entenderam a medida da empresa como sendo muito respeitosa e prudente. Fomos uma das primeiras empresas a adotar a medida e inclusive cancelar uma grande convenção da empresa.

Effective Software -

-Adaptação