Quais os cuidados da empresa para evitar a contaminação e disseminação do vírus? O que foi feito para quem está com o vírus e para quem faz parte do grupo de risco?
A empresa foi muito responsável com relação a aderir a quarentena. Temos um excelente Plano de Saúde, há um suporte importante com relação a questão financeira, ou seja, houve um cuidado significativo.
Colocamos quase 100% da empresa de homeoffice imediatamente Para os casos onde o HO não é possível, como Almoxarifes e Técnicos de campo, fizemos uma escala especial, evitando exposição desnecessária. Ainda não temos casos confirmados, os casos suspeitos form postos em quarentena imediatamente, mas testaram negativo para o COVID-19.
Atuamos preventivamente. Criamos uma política e adotamos praticas, como a distribuição de máscaras, álcool gel, e disponibilizamos água alcalina ( limão, gengibre). Os colaboradores com tosse foram liberados, assim como as gestantes e outros profissionais que se enquadram no grupo de risco.
Intensificamos muito a higienização dos locais de acesso comum. Instalamos displays de álcool gel em diversas áreas do escritório e distribuímos garrafinhas de álcool gel para todos os colaboradores. Principalmente, por conta da dificuldade de encontrar o produto à venda nas farmácias. Não tivemos ninguém sob suspeita de estar com o vírus e os que se enquadravam no grupo de risco foram os primeiros a trabalharem via home office.
Tivemos 1 situação de um caso suspeita em um cliente. Nosso colaborador foi imediatamente afastado e começou o home office no mesmo dia. Colocamos todo o time em home office (foi possivel) desde dia 23/03.
Durante os primeiros dias, quando ainda estávamos trabalhando, utilizamos de muita comunicação orientativa e disponibilização de álcool gel. E em seguida decidimos por fechar as Unidades, todos os colaboradores foram dispensados e passamos a utilizar o home office para aquelas funções administrativas que não poderiam ficar sem atendimento. Também fizemos um trabalho com as Escolas, com aulas on-line por meio de ferramentas que já tínhamos, agora professores e alunos estão de férias. Os instrutores das academias estão gravando lives e vídeos para manter os clientes ativos. Até o momento não temos nenhum relato de colaboradores contaminados pelo Covid-19.
Informação frequente pelos canais de comunicação. Home Office. Comunicação visual na sede.
Não há necessidade de atestado. O diretor geral da empresa colocou na nossa comunicação oficial que se acreditaria no que cada funcionário falasse sobre sintomas. Diariamente o RH entra em contato e verifica se precisa de ajuda ou orientação. Caso sim, encaminha para um dos médicos. Idosos foram colocados de férias.
Troca das reuniões que seriam pessoalmente, para calls
Dispensamos as pessoas do grupo de risco e com suspeita e/ou tenham tido contato com alguém suspeito ou confirmado com Covid-19, antes de adotarmos home-office para 100% da empresa. Também montamos um plano de comunicação para manter as nossas pessoas informadas e disponibilizamos álcool em gel por toda empresa.
Não chegamos a ter nenhum tipo de caso por que começamos o home office antes mesmo de serem notificados quaisquer casos em Porto Alegre. Porém, antes mesmo de começar o home office, foi redobrado todos os cuidados com higienização dentro das áreas da empresa, sendo instalados novos dispensers de alcool em gel em vários pontos da organização.
Formação de Comitê de Crise para as decisões necessárias; Dispensa com férias para colaboradores do grupo de risco; Cartilhas orientativas de higiene e auto-cuidado; Entrega de Álcool Gel para cada colaborador; Restrição de acesso as estruturas física para público externo; Cartilha com orientação de sintomas e locais em cada município para acessar serviço de saúde; Acompanhamento psicológico. Acolhimento de 1 caso com suspeita, monitoramento e orientação de serviço de saúde - bem como informe a equipe, seguido de monitoramento.
Instalamos displays de álcool gel na empresa e intensificamos a limpeza. Não há casos suspeitos. A empresa como um todo está em home office hoje. Tanto no exterior como no Brasil.
Cuidados redobrado com a higiene, distribuição de kits de alcool em gel em todos os setores, aumento da equipe de limpeza, adquações na rotina do refeitório com separação dos pratos e talheres em sacos descartáveis, o colaborador está sendo servido pelos profissionais da cozinha para evitar o contato direto de várias pessoas com o pegador de comida. As pessoas em grupo de risco foram todas afastadas, com propostas de férias antecipadas, compensação de banco de horas, dentre outras medidas.
Empresa adotou 100% de home office, enviamos informes sobre a doença e palestras.
Os colaboradores do grupo de risco, gestantes, pais que não têm com quem deixar os filhos e que moram com alguém do grupo de risco receberam folga sem prejuízos salariais ou de banco de horas. Todos os colaboradores com qualquer um dos sintomas foram orientados a ficar em casa e avisar, via Whatsapp, nossa equipe do ambulatório médico para monitoramento caso a caso. Para garantir a saúde dos que vêm até a empresa, estamos medindo a temperatura de todos e encaminhando os que estão acima de 37° para o ambulatório médico.
Não tivemos casos positivos. O único idoso da empresa foi afastado imediatamente para home office.
A empresa trabalhou todas as informações de forma clara, levando muitos esclarecimentos a todos os colaboradores, adaptando estruturas e processos (postos de trabalho, restaurante e home office, por exemplo), além de criar o Comitê de Bem-Estar, definir os Cuidados ADB, elaborar uma cartilha e divulgar com o nosso time em forma de treinamento com as medidas de distanciamento recomendadas. Passou a verificar a temperatura corporal, distribuir as máscaras necessárias, instalar novos pontos de álcool em gel na indústria e em cada mesa do setor administrativo. Os colaboradores do grupo de risco (como os que estão acima de 60 anos, gestantes, diabéticos, hipertensos e asmáticos) e os que apresentam sintomas de gripe são encaminhados para isolamento domiciliar depois de receber orientações da nossa Área Médica.
Estamos monitorando pessoas com sintomas, oferecendo total suporte com a nossa área de saúde corporativa; Junto a nossa rede de assistência médica com o plano de saúde, conseguimos ter um atendimento 0800, 24 horas, para tirar dúvidas;
Home office bem cedo.