Que ações a empresa está desenvolvendo para manter o espírito de time entre as equipes?
Reuniões entre equipes e ainda reunião geral com todos, semanal, o que foi muito positivo.
Os gestores tem feito várias ações, tais como: postagem de fotos das equipes, vídeos em conjunto, enviando mensagens de motivação. A equipe de Gestão de Pessoas tem trabalhado diretamente com os lideres para que seja uma corrente de ações.
Várias ações de engajamento, como games online, desafios, quizes, conversa diária entre equipes, lives exclusivas, vídeos da diretoria, café com o presidente online, etc.
Conversa direta e franca e acompanhamento dos funcionários.
Apoio dia a dia
O time de People Experience criou uma comitiva que desenvolveu estratégias que seriam tomadas ao longo da quarentena. Essas ações seguiram a metodologia do PDCA, e contam com a análise do feedback dos colaboradores e análise de engajamento, e por isso estão constantemente sendo melhoradas. Para adaptar algumas rotinas da empresa, criamos alguns canais no Discord como o canal de almoço, onde as pessoas podem conversar durante o horário de almoço, diminuindo a sensação de isolamento. Passamos a fazer nossa ginástica laboral pelo IGTV, de forma a manter com nossos colaboradores ativos nas atividades que já existiam. Para aumentar a interação e incentivar os colaboradores a terem uma rotina saudável, criamos #USEmasterchef, onde pelo instagram eles podem compartilhar no nosso perfil privado suas receitas diárias, que são motivadas por vídeos e matérias que ensinam e explicam alguns assuntos da culinária. Além disso, estamos promovendo bate papos com profissionais da área da saúde.
O time de People Experience criou uma comitiva que desenvolveu estratégias que seriam tomadas ao longo da quarentena. Essas ações seguiram a metodologia do PDCA, e contam com a análise do feedback dos colaboradores e análise de engajamento, e por isso estão constantemente sendo melhoradas. Para adaptar algumas rotinas da empresa, criamos alguns canais no Discord como o canal de almoço, onde as pessoas podem conversar durante o horário de almoço, diminuindo a sensação de isolamento. Passamos a fazer nossa ginástica laboral pelo IGTV, de forma a manter com nossos colaboradores ativos nas atividades que já existiam. Para aumentar a interação e incentivar os colaboradores a terem uma rotina saudável, criamos #USEmasterchef, onde pelo instagram eles podem compartilhar no nosso perfil privado suas receitas diárias, que são motivadas por vídeos e matérias que ensinam alguns assuntos da culinária. Além disso, estamos promovendo bate papos com profissionais convidados da área da saúde.
Alguns eventos tivemos que adaptar para que eles ocorressem mesmo que não da forma usual. Um deles foi a celebração dos aniversariantes e novos colaboradores, que normalmente fazemos uma festa com lanches e um momento de interação. Para esta ação vamos fazer uma chamada tb pelo Zoom, para anunciarmos os aniversariantes e novas contratações e, além disso, vamos enviar um gift card online aos aniversariantes. O mesmo ocorrerá com nosso Board Games Night, um evento que reune colaboradores para jogarem jogos de tabuleiro após o expediente, que ocorrerá de forma online através de sites que permitem jogos com mais multiplayers.
Realizamos reuniões diárias por núcleo e a cada 15 dias com toda a empresa, também focamos toda nossa comunicação interna para iniciativas que apoiem nossas pessoas desde como ser produtivo em casa, até dicas de como aproveitar o final de semana.
Elaboramos a nossa estratégia pensando não só no colaborador, mas também nos famíliares que estão em casa e tiveram a sua rotina modificada por conta da situação atual. Estamos fazendo mini vídeos e gerando conteúdo para os colaboradores e familiares. Entre as ações: 1. Vídeo com dicas de capacitação on line; 2. Jogos e entretenimento para as crianças; 3. Dicas de culinária; 4. Aulas de fit dance e laboral on line; 5. Web Coffee com os administrativos; 6. Projeto Jovem on line; 7. Rh na rota ( com apoio dos gestores operacionais); 8. Treinamentos on line através da plataforma Microsoft teams.
São estimulados espaços de conversa, diálogos e momentos de alinhamentos com os times e entre eles. Reuniões diárias são feitas entre os gestores para entender que todos os processos estão sendo alinhados.
Temos intensificado as reuniões com a empresa via Zoom, com espaço aberto para questionamentos e dúvidas.
Conversas e mensagens para as equipes.
Estimulamos o uso do Teams como ferramenta de convívio social, além de reuniões entre líderes e suas equipes. Estamos sendo claros e transparentes nas nossas comunicações para manter a confiança dos times.
Recebemos diariamente mensagens da alta administração nos dando força e otimismo.
Fortalecemos o nosso espírito de time trabalhando as Forças de Caráter, em especial a Inteligência Social, a Generosidade, o Amor e a Prudência. Definimos os “Cuidados ADB” com foco no bem-estar de todos os colaboradores do nosso time, terceirizados e respectivos familiares, pois cada vida importa, então trabalhamos essas forças para reforçar que as mudanças que estamos adotando – como o distanciamento social, alteração no horário de almoço, etc. – são necessárias, mas temporárias. Em resposta, contamos ainda mais com o comprometimento de todos eles, que reconhecem as medidas de cuidado tomadas pela empresa e se engajam para que possamos fortalecer a nossa integração e atingir os melhores resultados.
Estamos reforçando ações de engajamento, como Happy Hours remotos, Lightning Talks, Treinamentos, Rodas de Conversa, entre outras atividades de interação remota. Além de um talk com CeO e COO + toda a empresa, duas vezes na semana.
mostrando como cada um é importante
reuniões periódicas com as áreas e fortalecendo a comunicação e transparência.
Incentivando reuniões com câmera e happy hours das áreas.